Júris

SHORTS Grande Júri
Presidente do Painel do Grande Júri

João Francisco Pinto nasceu em Portugal onde estudou e se formou em economia. Desde bastante cedo abraçou a indústria dos media, tendo começado a carreira como jornalista num jornal financeiro em Lisboa. Em 1994, mudou-se para Macau onde gere uma estação de televisão e outra de rádio.

Actualmente, é responsável pela supervisão da produção de conteúdos em língua Portuguesa e Inglesa na TDM, o operador de público de televisão e rádio de Macau.


SHORTS Grande Júri

Alexe Landgren é realizadora e argumentista do Sul da Suécia. Durante vários anos trabalhou com figurantes e na selecção dos elementos de filmes, enquanto fazia as próprias curtas-metragens. Realizou nove curtas, algumas das quais foram exibidas internacionalmente, outras nem sequer foram mostradas a alguém. Actualmente trabalha com Karen Helene Haugaard na pós-produção da nova longa-metragem LYKKE POST PARTUM. Paralelamente ao desenvolvimento desse projecto escreve uma longa-metragem juvenil adaptada do livro LITE MER ÄN EN KRAM, do sueco Mårten Melin. Alexe tem tendência a trabalhar com o drama, o humor subtil nas perspectivas femininas.


SHORTS Grande Júri

Malte Stein é um realizador independente de filmes de animação de Berlim, Alemanha. Em 2013, licenciou-se em animação na Universidade de Cinema e Televisão “Konrad Wolf” em Potsdam Babelsberg. Na década de 90, estudou escrita de argumento e criou muitas histórias em banda desenhada. As suas curtas-metragens de animação BLUE DREAM (2013), FLOOD (2018) e THING (2021), foram exibidas em muitos festivais e ganharam vários prémios. FLOOD foi seleccionado e vencedor do prémio Melhor Animação (2018) no Festival Internacional de Curtas de Macau e THING (2021) foi seleccionado e exibido neste Festival.

Em 2022 participou no programa TAIS Artist in Residence em Toronto, Canadá. Trabalhou como argumentista em várias curtas e longas-metragens de Animação de séries de TV, foi Co-Curador no Dok Leipzig e júri em vários Festivais. Desde Junho de 2022, tem trabalhado no seu novo projecto cinematográfico onde assume também o papel de productor.


VOLUME Grande Júri
Presidente do Painel do Grande Júri

Lok Kong. Director da Direcção de Programas e Produção da Teledifusão de Macau, S.A. (TDM), ingressou na empresa em 1984. Durante os últimos 30 anos trabalhou como Assistente de Produção, Realizador, Produtor e Chefe de Departamento de Produção TV, tendo estado envolvido desde o início na Produção TV.


VOLUME Grande Júri

Ray Granlund obteve os graus de Licenciatura e Mestrado em Música na Escola de Música Shepherd da Universidade de Rice, em Houston sua cidade natal nos Estados Unidos da América. Após uma carreira de 15 anos como músico e compositor de música clássica e electrónica, jornalista de cultura e gastronomia, empreendedor cultural, obteve com distinção um Mestrado de Artes em Cultura Política, Relações e Diplomacia pela Goldsmith, Universidade de Londres. A sua investigação académica para o Mestrado, centrou-se em questões internacionais no âmbito do financiamento das Artes e da Música com o fenómeno constante de gastrodiplomacia em programas televisivos obre gastronomia e culinária. Reside em Londres, onde trabalha como editor e musicólogo na White Label Productions agência de apoio à indústria de gravação de música clássica e de bandas sonoras originais.


SHORTS Júri

Gustavo Ribeiro faz filmes desde que se lembra. A sua primeira animação Napo foi selecionada para festivais como Shangai International Film Festival, Los Angeles Shorts International Film Festival, Festival Internacional de Curtas de Macau e muitos outros. Formou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná, onde desenvolveu seus conhecimentos nos mais diversos campos da arte. Gustavo é um dos fundadores do estúdio de animação Miralumo Films e da Revolution, uma escola de artes digitais.


SHORTS Júri

João Cordeiro tem desenvolvido a sua carreira artística, científica e profissional na área dos media digitais, com especialização nas artes sonoras. É investigador, pedagogo, designer de som e artista sonoro. Do seu currículo destacam-se a experiência profissional em várias instituições de ensino superior internacionais onde lecionou – presencialmente e à distância – mais de 30 unidades curriculares (Portugal, Macau e Reino Unido); a experiência de coordenação académica e desenho/acreditação de currículos académicos; a experiência de supervisão de projetos académicos; e a experiência de investigação em instituições internacionais de referência (Stanford University in California, Queen Mary University in London, Royal Institute of Technology in Stockholm). Com interesses de investigação no cruzamento entre arte e tecnologia, é adepto da investigação interdisciplinar e da utilização de métodos de investigação mistos, com os quais se sente confortável. Atualmente é professor a tempo integral no Politécnico de Portalegre onde cofundou e dirige o curso em Design de Som e Produção Musical.


SHORTS Júri

María Jáimez é atriz e realizadora espanhola. Tem uma vasta experiência teatral e do audiovisual. Em 2023, estreou entre os realizadores Daniel Calparsoro, Jorge Coira ou Javier Macipe. Actualmente está a filmar a nova série de Rodrigo Sorogoyen.

“Manolo Montague e Carmela Capulet” foi a sua estreia como realizadora – um filme que não podia ser realizado por outra pessoa se não ela: um documentário sobre o amor, parceria e cumplicidade dos seus avós ao longo da vida. Foi selecionado e premiado em vários festivais nacionais e internacionais. E foi finalista na lista dos filmes “Seleção Oficial” concorrentes aos prémios do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Macau em 2019.


SHORTS Júri

Marta Teijeira, nasceu no País Basco (Espanha). Admira a sensibilidade e o humor e como pessoa criativa e apaixonada pelo audiovisual, licenciou-se em Comunicação Audiovisual com muito entusiasmo e vários projectos em mente. Encontrou a sua vocação no mundo da comunicação.
Enquanto estudava, Marta filmou alguns documentários e curtas-metragens de ficção. Em 2018 escreveu e realizou a sua primeira curta intitulada “Amor Centrifugado”. Este filme foi seleccionado e exibido em alguns festivais nacionais e internacionais, entre eles no Festival Internacional de Curtas de Macau 2019.

Actualmente trabalha como Copywriter e Criadora de Conteúdos numa Agência Criativa, fazendo o que mais gosta: Criar.


SHORTS Júri

Ricardo Pinho. Professor assistente estagiário na Escola Superior Artística do Porto. Mestrado em psicologia com dissertação em Psicologia da Arte intitulada “A Psicologização da Narrativa Cinematográfica”. Ex-doutorando em “Artes Performativas e da Imagem em Movimento” na Universidade de Lisboa, com investigação prática em escrita de argumento de ficção científica. Fundador do colectivo “Cineastas e Actores do Porto”. Experiência de palco como humorista no TakeOut Comedy Club em HK.